Menu fechado

Afinal de contas para que serve o Desassustando?

“Não entendo nada de lei”, “Não gosto de estudar Políticas de Saúde”, Erro sempre as questões de SUS nas provas”, “Sei tudo, mas na hora da prova…”

Há 15 anos atrás ouvia essas frases durante as minhas aulas de Políticas de Saúde. Sempre pensava em como poderia contribuir para mudar essa realidade, afinal de contas o SUS, o Sistema Único de Saúde, é um sistema tão lindo, importante e necessário para todos. Quanto mais pessoas envolvidas, mais aliados na sua efetiva implementação.

Numa dessas muitas aulas, ouvi de uma aluna a seguinte frase: “Renata, o SUS me assusta! Me dá medo esse bando de lei, normas”. E mais que depressa respondi: “Fique tranquila, hoje vamos Desassustar”. A turma caiu no riso e dali veio na minha cabeça uma possibilidade concreta de ajudar os alunos. Corri para casa, abri um blog gratuito, anos depois uma conta no facebook, outra no instagram. Comecei a compartilhar vídeos, divulgar cursos, concursos e oportunidades para todos. Seria esse um bom caminho? Não sei, mas seria um primeiro passo!

Hoje somos quase 20mil alunos nas mídias sociais e mais de 100 mil visitas no blog! Profissionais de saúde, alunos e interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde e todas as suas políticas públicas.

Mais que entender os conceitos básicos para brilhar nas provas, estudar SUS, ajuda os profissionais de saúde a qualificar as suas práticas e ampliar sua compreensão do sistema atual. Não basta decorar, é necessário entender e se envolver para dar certo! Essa é a minha aposta, o meu convite. Que esse blog possa ajudar profissionais de saúde e quem quiser vir junto a estudar e construir um SUS melhor! Vamos juntos?